Logística Reversa: Entenda o que é e por que ela é importante
Logística Reversa é a área da logística com foco no recolhimento de produtos (ou de suas embalagens) já utilizados, cujo objetivo é o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.
De acordo com a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
A logística reversa é, segundo a lei, um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Logo, a logística reversa é vital para a sociedade. Alguns exemplos de logística reversa que acontecem todo dia são: reciclagem de garrafas PET; devolução de correspondências; reciclagem de eletrônicos; reciclagem de pilhas, além de reciclagem de óleo lubrificante usado.
Ao implantar essa estratégia de logística, sua empresa contribuirá para uma economia alternativa que gera novos produtos com resíduos que seriam descartados, além de estar dentro da lei.