Hub Port: Você sabe o que é e qual a função?
Os hub ports consistem em portos concentradores de cargas e de linhas de navegação, que permitem que os grandes porta-contêineres sejam carregados e descarregados numa única parada por região.
O formato bastante utilizado nos países norte-americanos, asiáticos e europeus, é uma alternativa para otimizar a logística das operações portuárias. Entre os principais benefícios dos Hub Ports estão a diminuição dos custos logísticos e a melhoria do nível de serviço durante as transações de comércio internacional.
Atualmente, os dez maiores hub ports do mundo estão concentrados na China, Singapura, Coreia do Sul e Dubai.
Na opinião do diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Agelino Caputo e Oliveira, o Porto de Santos deve se consolidar, até 2030, como um hub port para a América Latina. A declaração aconteceu durante o I Congresso Paulista de Direito Marítimo e Portuário, realizado na Associação Comercial de Santos, no final de setembro.
Para o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sergio Aquino, o porto santista também “é um grande candidato a se tornar um hub port”. Para que isso ocorra, entretanto, outros fatores terão de ser considerados. Destacou, entre eles, a necessidade de sistemas que garantam um porto organizado de maneira efetiva, profissionalizado, além de recuperação, de forma competitiva, da cabotagem no Brasil.