Ao todo, 19 portos brasileiros tiveram crescimento no volume de cargas no ano passado
Segundo um levantamento do Ministério da Infraestrutura, divulgado no mês passado, 19 terminais portuários brasileiros tiveram crescimento no volume de cargas movimentadas. Dentre eles, está Santarém (PA), que ficou em primeiro lugar e teve crescimento de 30,7%, em 2019. Em seguida, aparece o Porto de Itajaí (SC), com aumento de 23,2% em relação a 2018. E, em terceiro lugar, Porto de Vila do Conde (PA), com aumento de 19,3% no volume de cargas escoadas.
De acordo com o levantamento, os granéis sólidos puxaram o crescimento na movimentação no Porto de Santarém e representaram quase a totalidade das mais de 12 milhões de toneladas transportadas em 2019. O mesmo ocorreu com o Porto de Vila do Conde, onde os graneis sólidos representaram 73% do total movimentado no ano passado. Entre os produtos mais transportados em Itajaí, estiveram madeira, derivados e frango na exportação; e plásticos, borrachas e produtos químicos na importação.
Entre os 19 portos que registraram saldo positivo, houve crescimento de 6,1% na movimentação, que passou de 296 milhões de toneladas escoadas, em 2018, para 313 milhões de toneladas movimentadas em 2019.
Fonte: Ministério da Infraestrutura