Café produzido no Brasil é servido e consumido nos Estados Unidos, Alemanha e Itália

Café produzido no Brasil é servido e consumido nos Estados Unidos, Alemanha e Itália

Você sabia que o café produzido aqui é servido e consumido nos Estados Unidos, Alemanha e Itália? Isso mesmo! A relação de países que consomem o café brasileiro é extensa, mas estes foram os principais destinos do nosso café entre janeiro e julho deste ano.

O dado é do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe). Segundo a entidade, o país exportou mais de 23,5 milhões de sacas de café nos sete primeiros meses do ano.

Apenas o complexo marítimo santista foi o responsável pela exportação de 15,7 milhões de sacas de café no primeiro semestre do ano. Sendo o maior exportador do café brasileiro, chegando a escoar cerca de 80% da produção.

Além do Porto de Santos, outros 20 complexos portuários escoaram o café produzido aqui. Os portos do Rio de Janeiro foram responsáveis pelo escoamento de 2,4 milhões de sacas de café. Já o Porto de Vitória (ES) escoou 1 milhão de sacas; enquanto, os complexos de Paranaguá (PR) e Salvador (BA) aparecem na sequência.

Curiosidades

Dados da Organização Internacional do Café (OIC, sigla em inglês) apontam que o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida do mundo, atrás apenas dos EUA, que consome anualmente 24 milhões de sacas.

Outra curiosidade é que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água. A importância do grão é tão evidente no país, que a primeira refeição do dia dos brasileiros tem o nome de café da manhã.

Além de ser uma deliciosa bebida, paixão nacional, estudos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) mostram que o café possui propriedades cosméticas de hidratação e proteção da pele contra a radiação UVB.

 

Fonte: Cecafe